Tutorial Customização: Basico




Customização de peças: Experimento 1 – mini propulsores.
Este experimento foi feito baseado no tutorial de Layman’s Gunpla Guide (http://otakurevolution.com/content/laymans-gunpla-guide-mini-thrusters), para se colocar mini propulsores nos kits de gunpla a fim de dar um visual mais realista. Como este foi um experimento, eu utilizei o escudo lateral de um Zaku 1/144 No Grade, uma peça que se eu estragasse não me faria falta.

PEÇAS & FERRAMENTAS
A maior dificuldade para realizar este experimento foi obter as peças e ferramentas, principalmente o mandrill, por isso vou começar onde consegui cada item.

1) Mandrill manual. Este foi o mais dificil, pois não o achei em lojas habituais de ferramentas. Fui achar este mandrill em uma loja de ferramentas de joalheiro/ relojoeiro no Saara (Rua Senhor dos Passos 56, sobreloja), ele custou R$18,00 (no eBay eu o achei por U$ 10 – 12).

2) Brocas. No caso deste teste utilizei duas brocas, uma de 0,5mm e outra de 2mm. Eu já tinha as duas, mas elas podem ser achadas em lojas de ferramentas comuns ou na mesma loja que achei o mandril.

3) O soquete de circuito eletrônico você pode achar em lojas de eletrônico, no meu caso eu comprei via Aliexpress, pois foram 5 soquetes por menos de R$4,00 (o único problema foi a demora usual da entrega).
Antes de começar a furar o escudo do Zaku, primeiro temos que retirar as peças metálicas do soquete, pra isso utilize um alicate para cortar o plástico. Cuidado para as peças não saírem.

FURAÇÃO
O objetivo aqui era realizar dois tipos de furos no escudo do Zaku; um maior, simplesmente para ver como fica e tentar uma diferenciação na peça; e um menor, para encaixar a peça de metal do soquete.
O procedimento é realmente muito simples, com a broca presa no mandril é só furar. Esse mandril da foto é bem interessante, pois ele possui uma mola que permite furar a peça sem muito esforço, basta fixa-lo e deslizar a peça do meio dele que ela irá fazer a broca girar.

Para cada tipo de furo, uma broca diferente. Depois do furo feito é só encaixar a peça de metal do soquete e pronto, customização (embora simples) feita.


Tenho visto alguns tutoriais que utilizam esse mandril para fazer furos serriados para depois abrir e fazer customizações de peças que expões o interior do gunpla, ou ainda para fazer custom de dano.





Créditos - Helio Miranda Costa Junior

Share on Google Plus

About Francisco

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :