O jogo que Gundam merece

Muitos que estiverem lendo a este post podem me achar idiota, sou fanático por Gundam, mas nunca gostei de nenhum jogo de Gundam, sempre achei que todos são chatinhos e sem graça. Ano passado (se não estou enganado) saiu um jogo chamado TitanFall, um jogo de FPS que continha mechas e que foi muito bem elogiado pelas criticas, eu cheguei a jogar um pouco, mas não comprei por estar querendo gastar o dinheiro em outras coisas, no entanto no pouco que joguei eu ficava pensando " imagina se ao invés desses robos nós tivéssemos Gundans, e se passasse durante a Guerra de Um Ano". Fiquei pensando nessa possibilidade por muito tempo, mas só depois parei para perceber porque Gundam não tem um jogo a essa altura, um jogo AAA ( top de linha ). Depois de enrolar muito irei para o tema principal deste post, quero discutir os pontos principais de um game de Gundam se fossemos criar um a sua altura, sem desvalorizar os que existem é claro.


1 - Historia.

Eu acho que é impossível criar um jogo de Gundam sem historia, pois é nele que tudo irá circular. Para isso devemos pensar em qual Universo devemos fazer, você pode até argumentar na possibilidade do Universo de Gundam Wing ou Gundam Seed, vamos ser honestos, queremos ver algo dentro do Universal Century, por ser o mais desenvolvido o numero de possibilidade são maiores sem contar que dentre todos é o mais realista. Agora devemos escolher um período dentro do universo UC, esse é realmente um ponto que há muito que se discutir, porém a Guerra de Um Ano seria o mais apropriado, até porque se queremos fazer um jogo grande vamos procurar novos públicos para ele e esse publico não pode jogar sobre algo que não sabe o que está acontecendo, ele precisa de um inicio, um começo e é ai que a Guerra de Um Ano entra.

 

2 - Mecânicas

Algo fundamental sobre um game é como ele funciona, quais são suas mecânicas. No mundo dos games os dois gêneros predominantes são o FPS e o TPS, tiro em primeira pessoa e tiro em terceira pessoa, em primeira pessoa a câmera se localiza na cabeça do personagem, teoricamente nós estamos vendo tudo o que o personagem vê, em terceira pessoa a câmera se localiza atras do personagem e um pouco acima. Eu pessoalmente prefiro o gênero FPS por ser um gênero um pouco mais rápido, agora também deveríamos definir como seria a câmera dentro de um Mobile Suit. Meu sonho é pilotar um MS, como seria legal não é? Por que não colocar essa opção dentro do jogo, podemos colocar uma câmera dentro do cockpit do MS como se nós realmente tivéssemos pilotando ele podendo ver o movimentos que nossas mãos/pés fazem ao mover o MS, e para quem não gostar há a opção da câmera do lado de fora, como no tiro de terceira pessoa. Outro fatos importante seria a gravidade zero, teríamos partes onde combates vão além da Terra e fazer com que o personagem ande por dentro de uma nave sem gravidade é um trabalho difícil. 

Como estamos falando de um game mais realista ele não pode ser apenas atirar no inimigo, temos que simular um combate, se seu Gundam for atingido em alguma parte varias vezes ela tem que quebrar, ou se soltar dando uma mais dinâmica e dificuldade também fazendo o jogador pensar melhorar sobre suas táticas, assim como a força G também iria aplicar-se ao personagem podendo desmaiar e ficar inconsciente por alguns segundos. 


3 - Produzir

Um jogo desses não poder ser feito apenas por uma pessoa, é preciso uma equipe especializada para isso, não quero falar mal da Bandai, mas não acredito que ela esteja a altura de criar um game como este, temos que contratar alguma empresa americana, e claro com constante supervisão da Bandai.
Dessa forma mantemos a qualidade e não saímos do foco que é Gundam. Algo importante nesta etapa são os gráficos, para alguns pode até não ser, porém se bem trabalhado ele irá proporcionar uma maior e melhor imersão do jogador ao game. Imagine você em um RX-79[G] atirando e destruindo vários prédios, sendo possível visualizar toda destruição do cenário, ou ver um buraco sendo feito em uma colonia.

4 - Distribuir

Assim como no item 3, essa seria uma tarefa que Bandai não teria capacidade, não que ela não possa, mas porque ela não quer, Bandai sempre foi muuuito restrita com o publico quando se fala sobre Gundam, para ela o único mercado produtivo é o Japão, como fazer outros países se tornarem produtivos se não investir?( Post sobre Gundam no Brasil ) E por isso acho que nessa etapa a Bandai deveria ficar totalmente fora, empresas como EA, Activision seriam ótimas para distribuir o game pelo mundo, sem contar que suas campanhas de publicidades são extraordinárias e atrairiam muitos novos fãs a franquia.



Bom esses não são todos os pontos para se discutir sobre um game de Gundam, tentei fazer o mais reduzido possível para não ter muita coisa para ler, se gostaram dessa ideia deixe nos comentários que eu poderia fazer uma parte 2. Você pode não ter gostado de minhas ideias, mas eu respeito você já que essa é só minha opinião.
Share on Google Plus

About Francisco

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Interessante. Por mais que invistam em dezenas de jogos de Gundam, que eu também acho que quase todos são horríveis, os jogos não conseguem satisfazer os fãs ou prender de verdade uma clientela...

    Eu acho que eles não tem interesse em criar algum jogo realmente decente, tipo titanfall... e não tem motivos para isso... Seria mais marketing ainda para a bandai, podendo lançar ainda mais produtos...

    Uma pena para nós...

    ResponderExcluir