Gundam precisa mudar?




Já vi comentários em inúmeros lugares que diziam que Gundam estava ficando repetitivo e sem graça. Até um certo ponto eu concordo, em termos de ação, luta e essas coisas sempre foi um quesito forte na franquia, mas para mim algo que sempre ficou na minha mente é o fato de todo universo criado tem algo haver com colônias, não me entendam errado eu amo o universo UC e já que foi ele quem começou com tudo e jamais irei me enjoar o problema vem dos novos universos que estão sempre utilizando, em sua maioria, a mesma formula: um governo unificado, criação das colônias e guerra entre terra e colônia. Não estou dizendo que é errado isso, porém uma diferenciada seria legal. Gundam 00 por exemplo chamou minha atenção por  trazer os "elevadores" e mesmo tendo as colônias o foco nunca foi elas. Há o fato da Terra ter três nações e não só uma, também tem Também tem Celestial Being que não é uma nação e sim uma organização que pretende eliminar todos os tipos de guerras no mundo. Para mim apesar dos elementos ainda continuarem em 00 algumas mudanças foram feitas deixando a serie muito boa, só acho que ela começou a mudar durante a segunda temporada, para qualquer coisa era preciso usar o Trans-Am deixando um pouco chata, mas nada demais.



   Gundam X, a serie menos conhecida de Gundam infelizmente.  X traz diversos elementos do universo UC tal como Newtypes, mas o grande foco nela não é da Federação ou das colônias e sim uma nave cujo o comandante, Jamil Neate, tem como objetivo ( faz tempo que vi então posso estar enganado ) resgatar os newtypes do mundo ,em que uma das personagens principais Tiffa e uma, para que outra guerra não aconteça.
  Gundam Wing também muda um pouco a historia e em sua maioria se concentra em Colinas, Aliança e OZ.
  Eu acho que Gundam se for criar um universo novo, que é bem provável daqui alguns anos, precisa mudar a formula. Como disse antes, não acho ela ruim, mas mudar ela também não é uma má ideia. Que tal fazer uma serie em que só houve conflitos na Terra? Como se ainda não tivéssemos a tecnologia para construir colônias espaciais, isso é só uma ideia que inventei agora, mas com bastante tempo um ideia ainda maior poderia vir!
 Algo que chamou bastante minha atenção em Gundam Wing é a atenção que eles dão a política, em diversos momentos aparece discursos políticas o que para alguém mais jovem pode ser chato e sem graça, todavia para alguém mais velho, ou que goste mais desses temas como eu , pode parece bem interessante. Outros Gundam também tem a presença política, mas não é em todos os momentos, porque não colocar esse elemento em uma serie nova, focar um pouco mais nela, mas sem tirar a essência da serie.



  Enquanto Gundam manter temas mais maduros, lutas ideológicas e não de bem contra o mal, batalhas ótimas eu sempre irei assistir, mas mudar um pouco do tema de Terra X Colônia não é algo ruim, pode trazer até um novo ruma para a franquia, quem sabe? Eu não duvido da competência daqueles que criam ou irão criar novos universos para expandir ainda mais a franquia Gundam e enquanto eu estiver satisfeita com ela não tenho o que reclamar.
Share on Google Plus

About Francisco

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários :

  1. Muito legal ver mais blogs sobre gundam. Bem interessante o seu formato francisco! Voltando agora das férias espero voltar também aos trabalhos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. eu acho dificil encaixar a ideia de gundam em um mundo diferente desse, talvez algo como pacific rim, enfrentando aliens gigantes de outra dimensão, mas eu acho q n gostaria disso, meu favorito é o 00 tb, ja perdi a conta de quantas vezes ja assisti, e o X eu to tentando terminar, mas ta foda, todo episódio parece ser a mesma coisa, achei meio chato =/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a politicagem do Wing e tb queria ver isso em novos títulos, mas como isso nao atrai o publico mais jovem, é raro d acontecer. Como qualquer franquia, eles querem trazer publico novo, e aos pucos os mais velhos vão sendo deixados de lado.

    ResponderExcluir